Colunista do Globo Arthur Dapieve indica cinco livros de jornalismo literário |Curador|

Nas aulas, o professor e jornalista do jornal O Globo Arthur Dapieve indica livros que são ícones do jornalismo literário. Mas dessa vez, pedimos a ele indicações desse gênero, só que menos notórias como A sangue frio e Hiroshima. Do mestre com carinho, Dapieve nos apresentou os cinco livros a seguir.

Ten Days In a Madhouse (1887)

https://boeatau.files.wordpress.com/2012/06/img_01661.jpg?w=660&h=426

A autora americana Nellie Bly é uma das representações femininas no jornalismo investigativo. Ela tentou entender como era a realidade no Women’s Lunatic Asylum em Blackwell’s Island. Assim, Nellie se infiltra junto com as pacientes e fez matérias para o jornal The New York World relatando como as mulheres eram tratadas no sanatório. O livro é a coletânea de todos esses artigos escritos por ela, mostrando a brutalidade daquele meio.

A Vida Secreta da Guerra (2009)

https://livrolevesolto.files.wordpress.com/2013/11/robert-capa.jpg?w=1000

Título original: “The Secret Life of War, Journeys Through Modern Conflict”.

O jornalista e correspondente internacional do Observer Peter Beaumont conta em seu livro relatos da guerra contemporânea, identificada pela privatização dos conflitos. A guerra passa a ser um modo de vida, pois agora não são apenas Estados lutando entre si, mas também pequenos grupos armados. Beaumont viajou para inserir o leitor no cotidiano da guerra, mostrando o dia a dia dos civis em zonas de conflito e dos próprios combatentes. Dessa forma, há uma abordagem menos analítica, principalmente pela intimidade do autor com os entrevistados.

Filme (1951)

https://static01.nyt.com/images/2015/10/29/fashion/29ROSS1A/29ROSS1A-facebookJumbo.jpg

Título original: “Picture”.

A jornalista do The New Yorker Lillian Ross inaugurou o gênero do “new journalism” ao escrever suas reportagens como um romance. Ela decide acompanhar a adaptação cinematográfica do romance clássico da literatura norte-americana O emblema rubro da coragem, de Stephen Crane, feita pelo diretor John Huston. Lillian decidiu acompanhar a produção do filme – desde a roteirização – por quase dois anos para “aprender o que eu acabar aprendendo sobre a indústria de filmes americanos”. O livro fora elogiado até pelo ator e diretor Charlie Chaplin como brilhante e sagaz. É considerado pela Newsweek o melhor livro sobre Hollywood.

Dentro da Floresta (2006)

https://i1.wp.com/ladobe.com.mx/wp-content/uploads/2013/09/David-Remnick-3.jpg

Título original: “Reporting: Writings from The New Yorker”.

O jornalista David Remnick baseia seu livro em cinco temas: poder, literatura, Rússia, Israel e boxe. Ele tem um raro talento de fazer o leitor entender os corações e mentes das figuras públicas. A partir de diversas entrevistas, desde a carreira de Mike Tyson aos político Al Gore e Tony Blair, Remnick faz um conjunto de perfilados que marcam nosso tempo histórico. A política americana, a situação no Oriente Médio e a Rússia soviética são assuntos que compõem uma excitante narrativa contemporânea.

Berlim (1984)

https://i2.wp.com/thenypost.files.wordpress.com/2017/02/gettyimages-3324060.jpg?quality=90&strip=all&ssl=1

Título original: “Berliner Saisonbericht : unbekannte Reportagen und journalistische Arbeiten, 1920-39”.

Joseph Roth registra em seus artigos a transformação da capital prussiana em uma metrópole e em palco da transformação política da República de Weimar até a sombria ascensão de Adolf Hitler. O ambiente é ambíguo à velha capital, modernizada em pouco tempo. Roth traça uma imagem da Berlim dos anos 20, e dedica o mesmo olhar curioso a grandes políticos e pequenos patifes, escritores e prostitutas, refugiados e boêmios.

Texto: Karen Krieger
Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s