Entre dragões e garotas, mais um volume de Valente |Resenha|

O livro Valente – Para onde você foi? do ilustrador mineiro Vitor Cafaggi finalmente chegou às lojas no final de abril. Muito aguardado pelos fãs das tirinhas, o quinto volume da série de quadrinhos Valente – que inicialmente foi feita para ser publicada semanalmente no jornal O Globo – retoma a apaixonada história do cachorro Valente e suas desilusões amorosas. Entre diversas piadas nerds, truques de mágica, rodadas de RPG e referências dos anos 90, a série Valente ainda nos intriga na busca do amor verdadeiro.

Criado em 2013, Valente só tem um objetivo: achar a garota dos seus sonhos. O problema é que todas as garotas são dos seus sonhos. Ele é capaz de se apaixonar facilmente, o que lhe rende desventuras ao longo da narrativa. Inicialmente, Valente se apaixona por Dama, uma garota que conhece no ônibus. Ele tenta superar sua timidez e se declarar para ela, gerando situações divertidas. Depois de Dama, vem Princesa e depois Luna.

Já no quinto volume, Valente está mais experiente no jogo do amor e na faculdade. Escolhas entre jogar RPG com os amigos e sair com Luna preenchem os dramas de sua vida. A quantidade de referências pop e da década de 90 – época da adolescência do autor – não cessa, dedicando até uma tirinha à série americana Gilmore Girls. Ícones da época como o brinquedo pogobol, a banda Backstreet Boys e o desenho Cavaleiros do Zodíaco fazem parte das piadas bem desenvolvidas por Cafaggi. Há também referências ao mundo dos quadrinhos como a visível semelhança entre a irmã de Valente e Sally, a irmã de Charlie Brown, personagem principal das tirinhas Peanuts do americano Charles Schulz.

Não são apenas as personagens de Valente e suas paixões que completam todo o livro. Discussões sobre o início da vida adulta e suas responsabilidades também são abordadas por meio de outros personagens. Bu, a melhor amiga de Valente, é sempre sábia e responsável ao ensinar o apaixonado cachorro sobre as dificuldades da vida amorosa. Já Esopo, amigo de infância do personagem principal, se questiona sobre as incertezas do futuro.Uma gama de lições de vida são apresentadas de forma sutil e divertida ao leitor, implementando a riqueza da obra.

https://i2.wp.com/i.gr-assets.com/images/S/compressed.photo.goodreads.com/books/1491591002i/34819020._UX1200_SR1200,630_.jpg

Esteticamente a série Valente não precisa de comentários. Os traços são simples, mas precisos em transmitir sua mensagem. Uma fofura inquestionável é retratada por Cafaggi, principalmente pela questão de serem animais se comportando como humanos. Segundo o autor, a personalidade de cada personagem é apontada pelo tipo de animal. Por essa razão, a lealdade de Valente é explícita por ele ser um cão labrador.

Vitor Cafaggi já anunciou que este é o penúltimo volume da série, o que cria grandes expectativas para o encerramento da história. Ganhadora do Troféu HQ Mix de 2012, as tirinhas de Valente impulsionaram a valorização do quadrinho nacional. O mineiro já havia lançado a obra independente Duo.tone (2012), mas foi a sua participação em Laços (2013) na série Graphic MSP que Vitor conquistou maior destaque no cenário nacional. A série tem como objetivo recontar histórias da Turma da Mônica pela estética e roteiro de outros autores brasileiros. Com a parceria de sua irmã Lu Cafaggi, também quadrinista, os dois desenvolveram o volume Laços e posteriormente o volume Lições (2016). A saga de Valente incluí os volumes Valente para sempre (2013), Valente para todas (2013), Valente por opção (2013) e Valente para o que der e vier (2014).

Resenha: Karen Krieger
Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s