Aniversário de 70 anos da morte de Sir J.M. Barrie, a mente por trás de Peter Pan |Perfil|

“Na segunda à direita e depois sempre em frente até ao amanhecer.”

“Todas as crianças crescem, menos uma.”

Em 19 de junho de 2017 faz 70 anos da morte do escritor e dramaturgo escocês Sir J.M. Barrie. A sua obra mais conhecida é Peter Pan, livro que já teve inúmeras adaptações para o cinema, incluindo a animação clássica da Disney. Barrie é considerado até hoje um dos maiores escritores britânicos, o que lhe rendeu uma homenagem na abertura da Olimpíada de Londres em 2012. Sua obra é parte da cultura literária britânica assim como Charles Dickens e Shakespeare.

Nascido na Escócia em 9 de maio de 1860, James Matthew Barrie se mudou ainda novo para a Inglaterra, onde se firmou como dramaturgo. Com a ideia de que gostaria de ser escritor – mesmo sua família tentando o convencer em ser ministro -, Barrie trabalhou como jornalista por um ano e meio no Nottingham Journal e teve uma história sua publicada no St. James’s Gazette. Foi neste último jornal que Barrie iria publicar outras séries de histórias. Seu editor se apaixonou pelo “jeito escocês” presente em sua escrita e decidiu ajudar na sua publicação. Ele vendia suas histórias, a maioria humorística, até para revistas de moda como a The Pall Mall Gazett.

peterpan.png

Após suas publicações aos jornais e revistas, Barrie se voltou para o teatro com interesse. Fez sua primeira peça sobre a biografia do poeta inglês Richard Savage, mas não obteve sucesso, tendo somente uma apresentação. Já sua segunda peça Ibsen’s Ghost foi um triunfo, criando uma tendência de “únicas apresentações”. Foi no meio dramático também que Barrie conheceu sua futura esposa Mary Ansell. Amigo de Sir Arthur Conan Doyle – autor dos livros do detetive inglês Sherlock Holmes -, Barrie foi se firmando no cenário teatral, conseguindo reconhecimento pelas suas peças.

Contudo, foi na literatura infantil que o sucesso pleno o alcançou. Em seu romance The Little White Bird publicada na Hodder & Stoughton em 1902, o personagem de Peter Pan surge pela primeira vez. A primeira performance da peça Peter Pan ou O menino que não queria crescer ocorreu dois anos após a publicação do livro. Essa peça foi o maior sucesso teatral de Barrie que, em 1911, decide escrever um livro baseado nela. Assi,m nasce o livro infantil Peter Pan que conta as aventuras dos irmãos Darling – Wendy, John e Michael – junto com Peter Pan e a fada Sininho na fantástica Terra do Nunca. As crianças aprendem a voar, conhecem sereias e os Meninos Perdidos – companheiros de Peter – e lutam com o temível pirata Capitão Gancho. Há também o filme Em Busca da Terra do Nunca (2004) – com participação de Johnny Depp e Kate Winslet – que conta a história da vida de Barrie, da sua relação com os seis meninos Llewelyn Davies – George, John, Peter, Michael e Nicholas – que o influenciaram na criação de Peter Pan, Também é tratado da produção da peça e do processo de seu adaptação para um livro.

https://i2.wp.com/static2.hypable.com/wp-content/uploads/2016/04/Peter-Pan-Disney.jpg

A história de Peter Pan já foi contada por diversas narrativas cinematográficas e literárias. A animação Peter Pan (1953) feita pela Walt Disney Studios é a versão mais conhecida. Entretanto, versões live action – com atores reais – também foram feitas, como é o caso de Hook (1991) – com atuação de Robin Williams, Dustin Hoffman e Julia Roberts – e outras duas adaptações com o mesmo nome Peter Pan, uma em 2003 e outra em 2015.

Além da história principal de Peter e Wendy, há também sobre a fada Sininho e o mundo das fadas na Terra do Nunca. Os livros Fairy Dust And The Quest For The Egg – A Terra do Nunca e o Segredo das Fadas – (2005), Fairy Haven and the Quest for the Wand – A Terra do Nunca e a Varinha de Condão – (2008) e Fairies and the Quest for Neverland (2010) – sem tradução para o português – contam esse universo das fadas e suas aventuras.

Resenha: Karen Krieger
Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s