Grandes mulheres retratadas na obra de Ann Shen |Resenha|

Você já deve ter se perguntado durante as aulas de história: e onde estão as mulheres? Quais foram as contribuições femininas para o mundo? Essas perguntas, infelizmente, não são respondidas na escola. É preciso pesquisar fundo para adquirir conhecimento dos feitos femininos durante a história humana. O livro Bad Girls Throughout History – 100 Remarkable Women Who Changed the World (2016) da ilustradora e autora americana Ann Shen supre essa curiosidade tão pouco disseminada.

As mulheres citadas no livro tiveram destaque em diversas áreas: ciência, política, literatura, aventura. Desde a última rainha do Egito Cleópatra (69-30 A.C), passando pela  escritora britânica Jane Austen (1775-1817), até a comediante americana Tina Fey (1970-). Cada mulher tem seu retrato e uma pequena biografia explicando seus feitos, pesquisa que tomou grande tempo da autora.

É possível descobrir magníficas figuras pouco conhecidas durante a leitura da obra. Um exemplo é a sufragista americana Susan B. Anthony (1820-1906), mobilizando uma reforma social em uma época na qual mulheres não eram permitidas a falar em público. Outra mulher de extrema importância para a história mundial é Coretta Scott King (1927-2006), esposa do líder do movimento negro Martin Luther King Jr. e atuante a seu lado. Após o assassinato de seu marido, Coretta assumiu a liderança da luta por direitos civis para os negros.

Organizado cronologicamente, o livro é ilustrado pela própria autora. Os traços de Ann são delicados e ajudam a dar um rosto para a biografia que está ao lado. Com cada dura, é possível notar o esmero pela produção do livro. A obra não foi traduzida para o português, havendo apenas a versão original na língua inglesa. Atualmente, há outros livros sobre os muitos papéis das mulheres na humanidade. Obrass como Wonder Women – 25 Innovators, Inventors, and Trailblazers Who Changed History (2016), da autora Sam Maggs e ilustrado por Sophia Foster-Dimino,  e Women in Science: 50 Fearless Pioneers Who Changed the World (2016) e Women in Sports: 50 Fearless Athletes Who Played to Win (2017), ambos da autora Rachel Ignotofsky, abordam esse tema com lindas ilustrações.

Resenha: Karen Krieger
Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s